Leia. Comente. Divulgue sempre!

terça-feira, 9 de março de 2010

Sala de aula, prazer, estudo e o que mais vier

Gosto de estar em uma sala de aula, quer seja como aluno ou professor.

Ontem eu percebi isso. Não sei se é porque já estou com as meninas da minha sala pelo terceiro ano consecutivo, ou o que é, só sei que me senti muito bem ontem lá. Discutimos alguns textos de prática docente, política, falamos besteira, rimos e nos divertimos muito. Essa foi uma típica aula no quinto período de pedagogia.

Ao escrever isso já começo a antever o que ocorrerá no fim do ano. Cada um seguindo sua vida, suas escolhas, perseguindo seus sonhos e ideais. Eu também farei isso. Embora não tenha muito bem traçado o caminho que quero trilhar, sei onde quero chegar.

Mas voltando ao foco desse post, estar em uma sala de aula me deixa mais livre, mais a vontade. Já dei aula para crianças, adolescentes, jovens, adultos e até velhos. Não tenho larga experiência em sala de aula, mas consigo muito bem ministrar uma aula com começo, meio e fim, sem sofrer muito. Leia bem, eu escrevi muito, pois sofro um pouco por algumas limitações, como por exemplo:

  1. Eu falo baixo: Não sei o que fazer para mudar isso, existem momentos que eu falo muito alto, mas quando estou em uma mesa com os amigos, porque na sala de aula não consigo.
  2. Sou tímido: Embora não pareça, eu sei, mas, quando entro em uma sala de aula e vejo todos olhando para mim, a minha primeira reação é querer ir embora.
  3. Falta de prática: A minha prática em sala de aula é só pelos estágios, do Curso Normal, que terminei em 2005 e agora da Faculdade.
Mas, tirando essas limitações, sinto como se tivesse nascido para estar a frente falando e guiando os meus interlocutores a novos níveis de conhecimento. Gosto de verdade de fazer isso.

Gosto também de estudar. Saber o que acontece no mundo é muito prazeroso para mim. Pena que não tenho tanto tempo assim para ler. Ontem mesmo, antes de pegar no sono eu pensei em como seria bom se eu tivesse muito tempo disponível para ler, estudar, conhecer... Mas, aproveito ao máximo o tempo que tenho disponível e não fico sem ler nem um só dia. É claro que há dias que eu não leio mais do que uma ou duas páginas, mas há dias também que consigo ler um livro inteiro.Tenho aprendido a aproveitar cada momento e as oportunidades que me são dadas. Isso é bom, isso é positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia. Comente. Divulgue sempre.